segunda-feira, 31 de março de 2014

U_ARQ Philippe Starck


“Não sou designer, nem arquiteto ou decorador. Sou um explorador”


Phillipe Starck é um designer, nasceu em Paris, no ano de 1949.  Phillipe, um dos designer mais bem conceituados de sua época, já desenhou quase tudo, desde a cadeira até a escova de dentes, do banquinho à casa pré-fabricada.
Guns Collection

Coleção de escova de dente


O pai de Starck, um inventor e engenheiro aeronáutico  transmitiu ao filho  desejo de criar e a capacidade de sonhar. Vários anos mais tarde, e muitos protótipos depois, Starck foi contratado para trabalhar para o presidente François Mitterrand. Nessa época, ele também começou a desenhar móveis para algumas das principais empresas italianas e internacionais. 


Café Costes, Paris
Um de seus grandes sucessos é a coleção Axor Starck, a coleção trouxe o primeiro misturador em estilo joystick, contendo uma alavanca de manobra em forma de pino vertical. Axor Starck surpreendeu o público com imagens que reinterpretam o banheiro como um "Salon d'eau" – a sala de água – desprovido dos tradicionais azulejos. Mas onde predominam a luz natural, os materiais quentes e uma composição espacial em algum ponto entre um "retorno às origens" e uma modernidade intransigente.  Ao todo, Philippe Starck criou quatro coleções para a linha Axor.


Banheiro Axor Starck

Banheiro Axor Starck

Philippe Starck já acreditava no verde muito antes de a ecologia virar moda, pensando no futuro do planeta. Antes disso, ele já havia criado o catálogo Good Good de não-produtos para não-consumidores, e também a sua própria empresa de alimentos orgânicos. Recentemente, ele desenvolveu o revolucionário conceito de “ecologia democrática” com a criação de turbinas eólicas para a casa a preços acessíveis, logo seguidas por barcos movidos a energia solar e carros movidos a hidrogênio. 
Philippe Starck é um cidadão incansável e rebelde, que considera um dever compartilhar sua visão ética e subversiva de um mundo mais justo. Ele está em sintonia com os nossos sonhos, desejos e necessidades – muitas vezes antes de nós mesmos percebermos – fazendo de seu trabalho um ato cívico e político que ele realiza com amor, poesia e humor.


Iate "A"



Fonte: http://www.hansgrohe.com.br/150.htm

U_ARQ Frank Gehry


Frank Owen Gehry, nascido Ephraim Owen Goldberg,  nasceu em fevereiro de 1929 (85 anos), Toronto. Frank estudou arquitetura na Faculdade do Sul da Califórnia e posteriormente especializou-se em design na Universidade de Harvard. Frank afirma que começou a se dedicar a arquitetura após um professor ter declarado que ele não tinha muito talento para a arte.

Gehry trabalhou em diversos escritórios de arquitetura até criar sua própria empresa, a "Frank O. Gehry & Associates Inc".  Ele chegou a desenhar uma série de peças de mobiliário chamadas "Easy Edges", utilizando madeira. Essas peças fizeram grande sucesso, mas foram tiradas de circulação três meses depois do lançamento, pois Gehry temia que seu reconhecimento como designer de móveis populares afetasse seu prestígio como arquiteto. 

Beekman
Nos anos 1970, Gehry projetou diversas residências, incluindo sua própria casa em Santa Mônica, na Califórnia. Desenvolveu também projetos de grande inventividade para edifícios públicos, tornando-se um dos fundadores do Desconstrutivismo, tendência na arquitetura que rompe com a tradição e resgata o papel da emoção. 

Prag Ginger


Vários de seus projetos tornaram-se marcos da arquitetura contemporânea, como o Museu Aeroespacial da Califórnia, o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles, o Fishdance Restaurant, no Japão, e o Vitra Design Museum, na Alemanha. Nos anos 1980 Gehry voltou a desenhar móveis. Entre 1990 e 1992 ele criou uma linha de cadeiras para a indústria Knoll, construídas com tiras de madeira sem suporte estrutural.

Frank gosta de iniciar seus projetos através de esboços, montar e desmontar. Frank se declara perfeccionista e confessa que nunca fica plenamente satisfeito com seus projetos, ele ainda declara que não gosta de ver as suas obras depois de prontas, pois sempre acredita que poderia ter feito algo diferente.

Vitra Design Museum
Como um dos principais expoentes do Desconstrutivismo, Gehry ganhou muitos prêmios, incluindo o Pritzker Prize em 1989. Seu edifício mais conhecido é o Museu Guggenheim em Bilbao, na Espanha, recoberto de titânio, que foi finalizado em 1997.
Gehry entende a arquitetura como a arte de produzir esculturas habitáveis, afirmando que escultores como Brancusi têm mais influência na sua obra do que os grandes mestres da arquitetura. Ele é considerado um dos mais prestigiados arquitetos contemporâneos do mundo.
Frank Gehry é um arquiteto que também é artista. Ele arrisca muito e é isso que fazem os artista diz Mildred Friedman (escritora), ela diz que: “Os artistas se arriscam a fazer algo novo, nunca visto.”

U_ARQ Características da fotografia de arquitetura

Prédio da Universidade Luterana do Brasil/ ULBRA Canoas - Fotografia: Graziela Vicente

A Fotografia de Arquitetura, por vezes, é tachada de “fria” por não permitir muitas reflexões diante dos assuntos apresentados por ela. Quando o objetivo é o de registrar alguma construção que carregue naturalmente o caráter histórico, é extremamente complicado desenvolver um estudo fotográfico interessante. Os casarões barrocos de Minas Gerais e as famosas construções assinadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, por exemplo, tem significados históricos incrustrados e são, teoricamente, fáceis de registrar. No entanto, por serem fotografados frequentemente em viagens e passeios comuns, caíram na banalidade do olhar e pouco se destacam. 
Na fotografia de arquitetura é preciso enxergar como um arquiteto, observando linhas, composições, simetrias e formas (e claro, como a luz se comporta diante disso) que se produz uma boa imagem. Com todos os avanços técnicos da Fotografia Digital, as facilidades atraíram muita atenção para a fotografia de arquitetura. Antes, era pouco possível trabalhar em cima de distorções de lentes e dificuldades de exposição; hoje, softwares de imagem como o Adobe Photoshop apresentam funções que corrigem perspectivas e mesclam várias fotografias para corrigir exposições. 
O diferencial da Fotografia de Arquitetura está nos ângulos utilizados, como por exemplo fotografar prédios de cima para baixo propondo uma nova perspectiva para o observador, buscar construções antigas próximas a prédios modernos sugere uma interseção do tempo na história. 


U_ARQ O que é arquitetura?

Projeto de Oscar Niemeyer, importante arquiteto brasileiro.

Etimologicamente o termo “arquitetura” vem da junção das palavras gregas “arché”, que significa "primeiro" ou "principal", e tékton, que possui o significado de "construção".

A arquitetura significa construção, referente à arte ou técnica de projetar uma edificação ou um ambiente de uma construção. 
É na arquitetura que se projetam os espaços organizados e criativos para abrigar os diferentes tipos de atividades humanas. Faz parte da arquitetura a disposição dos elementos que compõem os edifícios/espaços urbanos em geral.

U_ARQ Fernando Guerra

terça-feira, 11 de março de 2014

U_PUB O que é Layout?


"Layout é uma palavra inglesa, muitas vezes usada na forma portuguesa "leiaute", que significa plano, arranjo, esquema, design, projeto." 

O layout consiste no estudo da disposição e alocação das pessoas, móveis, ferramentas, maquinários ou áreas, dento de uma metodologia aplicada, utilizada nas organizações com o objetivo de otimizar os recursos disponíveis, ganhando agilidade, facilitando as atividades e diminuindo os custos nos processos. Layout é um trabalho prévio que dá uma ideia de como será a aparência final da projeto em questão, antes de ser executado. No layout se pode alterar sua disponibilidade sem danos a nenhuma das partes envolvidas no processo,para que o serviço seja produzido de acordo com o gosto de cliente. Pode ser um desenho simples numa folha ou algo mais evoluído, quando o projeto já está em uma fase mais avançada.

U_PUB Chico Audi

domingo, 9 de março de 2014

U_PUB O que é MockUp?




O que é mock-up? 
Mock-up ou mockup é uma peça produzida para reproduzir detalhadamente um produto em tamanho real, reduzido ou ampliado.O Mock-up pode ser feito de diversos materiais, como madeira, vidro, acrílico, etc.

Quais os benefícios de produzir um mockup?
Mostrar ao cliente a peça concreta, pode ser utilizado para a produção de um comercial, campanhas publicitárias, exposição do  produto em uma ação promocional, cenografia de todos os tipos, cinema, efeitos especiais, museus de arte ou ciências ou em quaisquer eventos. 
Na fotografia, por não ser uma peça real o mock-up não sofre com os efeitos da exposição prolongada ao calor, por exemplo, que poderia danificar o produto real.