segunda-feira, 31 de março de 2014

U_ARQ Frank Gehry


Frank Owen Gehry, nascido Ephraim Owen Goldberg,  nasceu em fevereiro de 1929 (85 anos), Toronto. Frank estudou arquitetura na Faculdade do Sul da Califórnia e posteriormente especializou-se em design na Universidade de Harvard. Frank afirma que começou a se dedicar a arquitetura após um professor ter declarado que ele não tinha muito talento para a arte.

Gehry trabalhou em diversos escritórios de arquitetura até criar sua própria empresa, a "Frank O. Gehry & Associates Inc".  Ele chegou a desenhar uma série de peças de mobiliário chamadas "Easy Edges", utilizando madeira. Essas peças fizeram grande sucesso, mas foram tiradas de circulação três meses depois do lançamento, pois Gehry temia que seu reconhecimento como designer de móveis populares afetasse seu prestígio como arquiteto. 

Beekman
Nos anos 1970, Gehry projetou diversas residências, incluindo sua própria casa em Santa Mônica, na Califórnia. Desenvolveu também projetos de grande inventividade para edifícios públicos, tornando-se um dos fundadores do Desconstrutivismo, tendência na arquitetura que rompe com a tradição e resgata o papel da emoção. 

Prag Ginger


Vários de seus projetos tornaram-se marcos da arquitetura contemporânea, como o Museu Aeroespacial da Califórnia, o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles, o Fishdance Restaurant, no Japão, e o Vitra Design Museum, na Alemanha. Nos anos 1980 Gehry voltou a desenhar móveis. Entre 1990 e 1992 ele criou uma linha de cadeiras para a indústria Knoll, construídas com tiras de madeira sem suporte estrutural.

Frank gosta de iniciar seus projetos através de esboços, montar e desmontar. Frank se declara perfeccionista e confessa que nunca fica plenamente satisfeito com seus projetos, ele ainda declara que não gosta de ver as suas obras depois de prontas, pois sempre acredita que poderia ter feito algo diferente.

Vitra Design Museum
Como um dos principais expoentes do Desconstrutivismo, Gehry ganhou muitos prêmios, incluindo o Pritzker Prize em 1989. Seu edifício mais conhecido é o Museu Guggenheim em Bilbao, na Espanha, recoberto de titânio, que foi finalizado em 1997.
Gehry entende a arquitetura como a arte de produzir esculturas habitáveis, afirmando que escultores como Brancusi têm mais influência na sua obra do que os grandes mestres da arquitetura. Ele é considerado um dos mais prestigiados arquitetos contemporâneos do mundo.
Frank Gehry é um arquiteto que também é artista. Ele arrisca muito e é isso que fazem os artista diz Mildred Friedman (escritora), ela diz que: “Os artistas se arriscam a fazer algo novo, nunca visto.”