sábado, 14 de junho de 2014

U_ARQ Triunfo/RS

Triunfo , terra de Bento Gonçalves, cenário das mais importantes batalhas da Revolução Farroupilha. A cidade habitada, antes da colonização, pelos índios Patos, foi fundada em 11 de março de 1754 e ganhou jurisdição sobre as Freguesias de Santo Amaro, Taquari e Rio Pardo em 1761. Anos se passaram e de município em 1831, Triunfo passou a comarca em 1878. Somente em 1938, passou a denominar-se cidade. 
Completando 256 anos de uma rica história que vai desde uma vasta arquitetura luso-açoriana, fartamente vislumbrada em seus casarios históricos, até uma das mais lembradas batalhas da Guerra dos Farrapos, a da Ilha do Fanfa, que resultou na prisão do mártir da Revolução Farroupilha e filho ilustre de Triunfo, o general Bento Gonçalves da Silva, quando foi transferido para o Forte do Mar, em Salvador.
Como principais pontos turísticos destacam-se a Igreja Matriz (terceira mais antiga do Estado) que abriga a imagem do Santo Bom Jesus, padroeiro do município; o Theatro União (segundo mais antigo do Estado), fundado em 1848; a casa onde nasceu o general Bento Gonçalves que hoje abriga o Museu Farroupilha; a Casa do Império, única existente no Estado, pertencente à Cúria Metropolitana.
Fonte: http://www.triunfo.rs.gov.br/













Fotografia: Graziela Vicente
Disciplina Fotografia de Arquitetura - 2014/01
Prof. Fernando Pires
CST Fotografia - ULBRA